Luciana Cafaggi
Lu Cafaggi.png
Informações Gerais
Nome completo Luciana Cafaggi
Entrou na MSP em 2013 (tendo participado em Laços com seu irmão)
Idade 26
Ocupação na MSP Ilustrado Laços com a companhia de seu irmão Vitor
Aniversário 3 de junho [1]
Site http://lospantozelos.blogspot.com.br/
http://www.nosotros.me/

Luciana "Lu" Cafaggi é uma ilustradora brasileira. Mineira de Belo Horizonte, formada em jornalismo, trabalha com ilustrações para livros didáticos e infantis, além de outras publicações [1] [2]. É irmã de Vitor Cafaggi, onde também impressa o mesmo trabalho.

Em 2011 lançou a coletânea de mini gibis "Mixtape", onde o design da HQ remete diretamente ao formato de uma fita k7, nele expressa uma "poesia em quadrinhos" onde ela idealiza, ilustra e roteiriza [3] [4]. Em 2013, dentro do projeto Graphic MSP, produziu em parceria com o irmão Vitor Cafaggi a graphic novel "Turma da Mônica - Laços" [1]. Em julho de 2015, publicou a sequência de seu universo: Turma da Mônica - Lições, onde as protagonistas são assistidas separando-se.[5]

Biografia [2]

Lu Cafaggi nasceu em 1988, na capital de Minas Gerais. Estuda Jornalismo e trabalha como ilustradora. Sua arte pode ser vista em coleções de livros didáticos da editora LeYa e na reedição de Mariana - Menina e mulher, de Pedro Bandeira, pela Ática. Desde criança Luciana decidiu ilustrar, e com a ajuda de seu irmão que a estimulava, a ensinou a treinar seus desenhos [6] [7].

Começou a publicar quadrinhos em 2010, em seu blog pessoal: Lospantozelos, o blog conteve esse nome durante uma ocasião de Luciana com seu amigo, Caio, onde criaram essa palavra para descrever as pernas de uma professora de história deles [7]. No ano seguinte, lançou, de maneira independente, Mixtape, uma coletânea com quatro minigibis que contam histórias inspiradas em músicas. Em seguida, foi convidada a criar, junto com o irmão Vitor Cafaggi, a Graphic MSP Turma da Mônica - Laços.

Referências

  1. 1,0 1,1 1,2 Perfil de Luciana em "Guia dos Quadrinhos", página acessada em 24 de março de 2012
  2. 2,0 2,1 Turma da Mônica - Laços Pág. 82, Biografia dos Autores da Obra
  3. "Mixtape" e "Duotone", De Luciana e Vitor Cafaggi. Site Monkix
  4. 'Resenha' Mixtape, Publicado em 10 de Julho de 2012 - Por Flávio Vieira em Vortex Cultural
  5. Omelete - "TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES | VEJA A CAPA DA NOVA GRAPHIC NOVEL DOS AUTORES DE LAÇOS", por Marcelo Hessel
  6. Lu e Vitor Cafaggi. O Tempo, 6 de junho de 2013
  7. 7,0 7,1 Entrevista com Lu Cafaggi. Lady's Comics - 1 de setembro de 2010