FANDOM

Luciana Cafaggi
Lu Cafaggi
Informações Gerais
Nome completo Luciana Cafaggi
Entrou na MSP em 2013 (tendo participado em Laços com seu irmão)
Idade 26
Ocupação na MSP Ilustrado Laços com a companhia de seu irmão Vitor
Aniversário 3 de junho [1]
Site http://lospantozelos.blogspot.com.br/
http://www.nosotros.me/
Luciana "Lu" Cafaggi é uma ilustradora brasileira. Mineira de Belo Horizonte, formada em jornalismo, trabalha com ilustrações para livros didáticos e infantis, além de outras publicações [1] [2]. É irmã de Vitor Cafaggi, onde também impressa o mesmo trabalho.

Em 2011 lançou a coletânea de mini gibis "Mixtape", onde o design da HQ remete diretamente ao formato de uma fita k7, nele expressa uma "poesia em quadrinhos" onde ela idealiza, ilustra e roteiriza [3] [4]. Em 2013, dentro do projeto Graphic MSP, produziu em parceria com o irmão Vitor Cafaggi a graphic novel "Turma da Mônica - Laços" [1]. Em julho de 2015, publicou a sequência de seu universo: Turma da Mônica - Lições, onde as protagonistas são assistidas separando-se.[5]

Biografia [2]Editar

Lu Cafaggi nasceu em 1988, na capital de Minas Gerais. Estuda Jornalismo e trabalha como ilustradora. Sua arte pode ser vista em coleções de livros didáticos da editora LeYa e na reedição de Mariana - Menina e mulher, de Pedro Bandeira, pela Ática. Desde criança Luciana decidiu ilustrar, e com a ajuda de seu irmão que a estimulava, a ensinou a treinar seus desenhos [6] [7].

Começou a publicar quadrinhos em 2010, em seu blog pessoal: Lospantozelos, o blog conteve esse nome durante uma ocasião de Luciana com seu amigo, Caio, onde criaram essa palavra para descrever as pernas de uma professora de história deles [7]. No ano seguinte, lançou, de maneira independente, Mixtape, uma coletânea com quatro minigibis que contam histórias inspiradas em músicas. Em seguida, foi convidada a criar, junto com o irmão Vitor Cafaggi, a Graphic MSP Turma da Mônica - Laços.

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 Perfil de Luciana em "Guia dos Quadrinhos", página acessada em 24 de março de 2012
  2. 2,0 2,1 Turma da Mônica - Laços Pág. 82, Biografia dos Autores da Obra
  3. "Mixtape" e "Duotone", De Luciana e Vitor Cafaggi. Site Monkix
  4. 'Resenha' Mixtape, Publicado em 10 de Julho de 2012 - Por Flávio Vieira em Vortex Cultural
  5. Omelete - "TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES | VEJA A CAPA DA NOVA GRAPHIC NOVEL DOS AUTORES DE LAÇOS", por Marcelo Hessel
  6. Lu e Vitor Cafaggi. O Tempo, 6 de junho de 2013
  7. 7,0 7,1 Entrevista com Lu Cafaggi. Lady's Comics - 1 de setembro de 2010