Mônipedia
Advertisement
Vitor Cafaggi
Vitor Cafaggi.png
Informações Gerais
Nome completo Vitor Cafaggi
Entrou na MSP em 2010 (tendo participado em MSP 50 Artistas)
Idade 35
Ocupação na MSP Participação especial em MSP 50 e roteirizado/ilustrado Laços
Aniversário 23 de Março
Site http://punyparker.blogspot.com.br/
http://mercadolouvre.blogspot.com.br/

Vitor Cafaggi é um quadrinista brasileiro.[1] [2] Natural de Belo Horizonte, só em 2008 estreou na ilustração. Criou a webcomic Puny Parker, onde apresenta tiras em que imagina a infância do personagem Peter Parker.[3] Além de ter feito uma história no álbum Pequenos Heróis, do escritor Estevão Ribeiro.[4]

Na infância, ia muito ao sítio do pai, onde vivia uma vida simples e emocionante, como a do Chico Bento.[5] Ele participou em MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, onde recriou o personagem Chico Bento em 2010. Em 2013, criou em parceria com a irmã, Lu Cafaggi, o álbum Laços. Segundo volume da série Graphic MSP, a história é uma visão dos dois irmãos sobre os personagens da Turma da Mônica.[6] Em julho de 2015, publicou a sequência de seu universo: Turma da Mônica - Lições, onde as protagonistas são assistidas separando-se.[7]

Biografia [8]

Vitor Cafaggi nasceu em Belo Horizonte, em 1978. Graduou-se em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2002. É professor da Casa dos Quadrinhos.[9] Formado em Design Gráfico, trabalhou na área desenvolvendo peças gráficas, logomarcas, storyboards, layouts para sites, ilustrações para campanhas publicitárias e material didático.

Em 2008, criou a webcomic Puny Parker, uma série de tiras com uma paródia infantil do alter ego do Homem-Aranha. O sucesso do trabalho rendeu convites para as coletâneas Pequenos Heróis e MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, na qual fez uma historia do Chico Bento.

Dois anos depois, foi convidado pelo jornal O Globo a criar uma série de tiras dominicais. Surgiu, assim, Valente, que é publicado até hoje. Em 2011, lançou, de forma independente, o livro Valente Para Sempre, a primeira coletânea de tiras do personagem, e Duotone, que lhe rendeu o Troféu HQ Mix de 2012, na categoria Novo Talento (Roteirista).[10] [11] No ano seguinte, participou da coletânea Fierro Brasil 2 e foi o vencedor na categoria Publicação de Tiras, com Valente para todas.[12]

Durante 2013, Valente foi apresentado em forma de leitura encenada no projeto Cena HQ, em Curitiba. [13] [14] Atualmente, dá aulas de desenho em escolas de arte em Belo Horizonte e em Nova Lima.

Curiosidades

  • Seu personagem, Valente, que teve aparição em 3 livros escritos e ilustrados pelo mesmo, além das tiras de jornal, apareceu em Cebolinha Nº 500.

Referências

  1. Lu e Vitor Cafaggi. O Tempo, 6 de junho de 2013
  2. Valente e Duo.tone: sensibilidade em forma de quadrinhos. OGrito!, 27 de novembro de 2011
  3. BOTECO GEEK ENTREVISTA VITOR CAFAGGI. Boteco Geek, 20 de maio de 2013
  4. Antologia de quadrinistas brasileiros vai fazer homenagem a super-heróis. 19 de Julho de 2010
  5. MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, Pág. 187 - Os Autores desta Homenagem
  6. Livro 'Laços' recria personagens clássicos de Mauricio de Sousa. 22 de julho de 2013
  7. Omelete - "TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES | VEJA A CAPA DA NOVA GRAPHIC NOVEL DOS AUTORES DE LAÇOS", por Marcelo Hessel
  8. Turma da Mônica - Laços Pág. 82, Biografia dos Autores da Obra
  9. Vitor Cafaggi. Casa dos Quadrinhos
  10. Divulgados os vencedores do prêmio HQ Mix 2012. Universo HQ, 19 de junho de 2012
  11. Bios nacionais. GibiCon Curitiba
  12. Os vencedores do 25º Troféu HQ Mix. Universo HQ, 20 de julho de 2013
  13. Projeto Cena HQ apresenta obra de Vitor Cafaggi Curitiba Cultura, 30 de abril de 2013
  14. Cena HQ apresenta Valente, de Vitor Cafaggi. Universo HQ, 30 de abril de 2013
Advertisement